Nova Prefeitura de São Paulo Parque D. Pedro II – Colaboração com Lina Bo Bardi
Download Arquivos
ficha técnica
Ano:
Área:
equipe:
Imagens:
Premiações:
–
Descrição:
Este projeto credencia o Palácio das Indústrias a ser um pouco de tudo aquilo que, numa capital, é maior e mais poético (grandes espaços, praças verdes parcialmente a céu aberto, “Loggias Quatrocentescas” que serão teatros e espaços de reuniões) e, em proporção, menos caro e mais amado.
BARDI, Lina Bo. NOVA PREFEITURA DE SÃO PAULO – Anotações pessoais apud Lina Bo Bardi / Marcelo Carvalho Ferraz, org. – 4.ed. – São Paulo: Instituto Bardi: Casa de Vidro: Romano Guerra Editora, 2018, p. 318.
É preciso se libertar das “amarras”, não jogar fora simplesmente o passado e toda sua história: o que é preciso é considerar o passado como presente histórico, é ainda vivo, é um presente que ajuda a evitar as várias arapucas… Frente ao presente histórico, nossa tarefa é forjar um outro presente, “verdadeiro”, e para isso é necessário não um conhecimento profundo de especialista, mas uma capacidade de entender historicamente o passado, saber distinguir o que irá servir para novas situações de hoje que se apresentem a vocês, e tudo isto não se aprende somente nos livros.
Na prática, não existe o passado. O que existe ainda hoje e não morreu é o presente histórico. O que você tem que salvar – aliás, salvar não, preservar – são certas características típicas de um tempo que pertence ainda à humanidade.
Mas, se a gente acreditar que tudo o que é velho deve ser conservado, a cidade vira um museu de cacarecos. Em um trabalho de restauração arquitetônica, é preciso criar e fazer uma seleção rigorosa do passado.
O resultado é o que chamamos de presente histórico.
BARDI, Lina Bo. NOVA PREFEITURA DE SÃO PAULO – Aula FAU/USP – São Paulo, 1989 – Projeto – nº 149 – São Paulo, 1992, Edição Especial apud Lina Bo Bardi / Marcelo Carvalho Ferraz, org. – 4.ed. – São Paulo: Instituto Bardi: Casa de Vidro: Romano Guerra Editora, 2018, p. 319.
A idéia fundamental do Projeto da Sede da Nova Prefeitura de São Paulo no Parque D. Pedro II, é a rigorosa preservação dos caracteres peculiares do edifício do Palácio das Indústrias, isto é: a típica Arquitetura Eclética que marcou a constituição da Itália em Regno Independente, de 1870 até os Anos 20, que se seguiram a Iª Guerra Mundial. Esta arquitetura foi chamada de Arquitetura Eclética pelo relançamento de todos os estilos arquitetônicos, que vão da antiguidade Egípcia, etc, até a Idade Média, até a Renascença, até o Barroco, o Neo-Clássico, até se constituir, como já vimos, num ecletismo que serviu à construção de fábricas e quartéis, estações ferroviárias, grandes mansões e pequenas “villettas”, e bairros inteiros de cidades como em Roma, Florença, Nápoles, enfim, da Itália inteira, desde Turim até o extremo Sul do País.
O Palácio das Indústrias resume este curioso e interessante período da atividade arquitetônica no Novo Regno de Itália, com suas Merlas, Loggias, Torreões, Fontes, etc. Enfim, o Palácio das Indústrias é “gracioso”, representa bem uma época importante para São Paulo, com suas inserções americanas (as simpáticas vacas no lugar de leões rampantes, o que é notável e original, que dá uma nota exótica e um pouco dissonante) e merece bem uma rigorosa atenção na concepção da Nova Grande Prefeitura de São Paulo, que o insere com respeito e dignidade no importante limite do Parque D. Pedro II com o Brás.
A Nova Ala será, com suas modernas instalações, o centro vital da Prefeitura da Cidade, com sua forma de “esedra”, aberta do lado da cidade com grande fachada de vidro; o lado voltado para o Parque não tem abertura nenhuma, constituindo-se num grande “Jardim-Vertical” (ver projeto anexo), enquanto o Palácio não será como são em geral os edifícios de Administração Pública que impedem a participação da vida popular em um ambiente que, afinal, é dedicado a ela. Terá, então, áreas para recreação infantil com teatro de bonecos, música, merenda, etc; grande restaurante-choperia, área de exposições variadas, auditório. Enfim, toda a Nova Prefeitura será aberta à visitação pública.
Foi usado para a restauração do Palácio das Industrias, que está em ótimo estado, e sua ambientação urbanística na nova área do Parque D. Pedro II, o método da “Restauração Científica”, que permite agir no mundo da Modernidade com o Rigor e o Respeito pela História do Trabalho dos Homens.
BARDI, Lina Bo. NOVA PREFEITURA DE SÃO PAULO – Carta ao CONDEPHAAT – 1990 apud Lina Bo Bardi / Marcelo Carvalho Ferraz, org. – 4.ed. – São Paulo: Instituto Bardi: Casa de Vidro: Romano Guerra Editora, 2018, p. 320 e 323.