Casa Aldeia da Serra

Barueri, SP
Download Arquivos

ficha técnica

Ano:
1989
Área:
517m²
equipe:
Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki
Imagens:
Cícero Ferraz Cruz e Nelson Kon
Premiações:

Descrição:

Esta casa no condomínio Aldeia da Serra, perto de São Paulo, feita em terreno regular de 1.500 m² e suave declividade, atende a um programa relativamente vasto – três dormitórios, biblioteca, ateliê e escritório, além dos usuais ambientes de estar e serviços – e a recomendações de austeridade orçamentária e de cronograma. Sua realização foi, desse modo, uma ocasião ideal para exercitar as virtudes do despojamento, da busca do essencial, da dignificação da técnica construtiva mais elementar.

A subdivisão em três blocos funcionais térreos responde, neste caso, a uma decisão de simplificar radicalmente a construção através da descompactação do partido. A volumetria simples e o aspecto maciço e poroso das paredes em argamassa rústica têm nas aberturas, quebra-sóis, buzinotes e marquises eventos que se destacam comedidamente na quantidade e na singeleza de seu desenho e fatura. Aqui, dada a parcimônia do gesto arquitetônico, a cor não intervém para distinguir volumetrias de primeiro e segundo graus, mas para caracterizar os diferentes usos dos três setores da residência: branco para o bloco social, verde para o bloco íntimo e azul para o bloco de serviços.

A planta se desenvolve segundo uma articulação muito simples, seguindo uma organização ortogonal estrita porém natural, sem qualquer subordinação de natureza formal. A disposição dos blocos no terreno organiza sua ocupação presente e futura, garantindo um amplo jardim dianteiro em torno da área social, reservando uma generosa parcela nos fundos para posteriores incrementos do paisagismo e do lazer, isolando a zona de acesso e estacionamento dos veículos. A articulação dos três blocos se apóia sobre pequenas sutilezas da planta e da volumetria. De um lado, o grande eixo longitudinal de circulação, que ao mesmo tempo interliga e distancia ambientes íntimos e sociais, situando-os em extremos e lados opostos dessa linha, mediados pela interposição transversal do bloco de serviços. De outro lado, as diferenças de altura entre os três blocos, ao se confrontarem no centro da composição, criam uma dinâmica visual de sabor abstrato que traduz de maneira simples mas expressiva a especificidade e a interdependência das partes.

CALDEIRA, Vasco. Casa Aldeia da Serra. In: FANUCCI, Francisco; FERRAZ, Marcelo Carvalho. Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz: Brasil Arquitetura. São Paulo, Cosac Naify, 2005, p. 124.

Projetos Relacionados