Download Arquivos
ficha técnica
Ano:
Área:
equipe:
Imagens:
Premiações:
–
Descrição:
Caros amigos, intelectuais, pessoas de grandes posses, colegas, estudantes, enfim, o povo todo da Bahia com, na frente, o pessoal nacional popular.
No tempo importante de Piscator, Walter Gropius relacionou bem claramente o Teatro com a Arquitetura, no sentido que um “fecunda o outro” e vice-versa. Está claro que a citação não é no sentido “físico” mas sim no comportamento humano, no seu uso “intelectual”. Bem, no conjunto que apresentamos hoje, conjunto dos componentes de uma das cidades mais significativas da América Latina, Bahia de Todos os Santos, este relacionamento aparece claramente como espírito fundamental da Cidade: Teatro que sai nas praças, ruas, que invade a cidade, cadeiras e móveis que saem das casas, e gente, homens, mulheres, crianças, todo um Povo que inspirou, em 1936, a Le Corbusier, quando visitava o Brasil, numa famosa carta ao Ministro Gustavo Capanema: – Senhor Ministro, não mande construir Teatros, com palcos e poltronas, deixe as Praças, as Ruas, o Verde, livre. Mande somente construir “des Treteaux” de madeira, abertos ao Povo e o Povo Brasileiro os ocupará, “improvisando”, com sua elegância natural e sua inteligência.
Está claro que tudo isto não é peculiar do Brasil, é apenas um marco da necessidade fundamental da Liberdade Humana. É neste sentido de Liberdade que apresentamos hoje os princípios de nossa tentativa da recuperação do Centro Histórico da Cidade do Salvador na Bahia de Todos os Santos; escolhemos como marco da nossa tentativa o “Buraco das Cavernas”, isto é, a janela que abre sobre a Praça Castro Alves, sobre toda a Cidade da Bahia, para dizer que o “respeito histórico” pelos monumentos é um Passado que deve ser rigorosamente conservado. Mas Sempre. Passado.
Existe porém outro tipo de Passado que pode ser conservado mas deve viver ainda em forma de “Presente Histórico”, acompanhando o presente real da vida de todos os dias.
Bem, os senhores vão ver alguns exemplos do uso de materiais modernos na técnica estrutural usada como base da restauração, que permite o respeito integral pela essência histórica dos antigos edifícios, ao contrário da visão acadêmica do Restauro tradicional, que pensa somente nos Monumentos e não nos Homens.
Espero que vocês aproveitem todos os espaços de uma cidade e que encontrem também, junto ao respeito rigoroso pelo passado, o moderno Teatro da Liberdade.
BARDI, Lina Bo. PROJETO BARROQUINHA – Carta/Mensagem de Inauguração do Teatro Gregório de Mattos e Comunicação sobre Restauro na Bahia – Évora, Portugal, 1989 apud Lina Bo Bardi / Marcelo Carvalho Ferraz, org. – 4.ed. – São Paulo: Instituto Bardi: Casa de Vidro: Romano Guerra Editora, 2018, p. 276.
As escadas sempre fascinaram o homem. As grandes escadarias das cidades, as escadas dos tronos, dos templos…, são um elemento fascinante, e eu sempre fui, como arquiteto, fascinada pelas idéias de uma escala. Nunca tomei uma escada como um elemento prático, para subir de um nível a outro nível. No Unhão, por exemplo, tem uma escada que é remarcável (sic), na Bahia. É uma coisa bastante dentro do que eu disse agora.
Sempre na Bahia, no projeto que estamos fazendo do Teatro e Fundação Gregório de Mattos, há a necessidade de uma escada que ligue o térreo ao andar superior. Como o projeto é muito simples, e o ambiente será da maior simplicidade, embora nobre, precisava de um elemento que fosse um ponto de interesse fundamental para um ambiente assim tão despido.
Aí, projetamos uma escada. Bom, para mim pessoalmente, como arquiteto, arquitetura é estrutura. Quer dizer, a estrutura de um edifício é elevada ao nível de poesia, como parte da estética. Não há nenhuma diferença. Um arquiteto deve projetar a estrutura como projeta arquitetura, no sentido doméstico da palavra.
Bom, quando eu pensei na escada, pensei numa estrutura que fosse um pouco diferente, quer dizer, uma parte portante e uma parte apoiada, como uma folha de papel dobradinho, isto é, os degraus.
A idéia de uma viga inclinada me veio de uma grande estrutura que, desde estudante de arquitetura eu sempre admirei, que é a estrutura de Nervi, das escadas do Estádio Berta de Florença. Mas é muito diferente. Aqui, há um corpo central, que é um pilar, com uma viga que praticamente abraça o pilar, e desta viga saem, como espinhas de peixe, umas mãos francesas. Em cima desta estrutura fundamental, que é a parte portante da escada, se apóia, como um papel, um papelãozinho dobradinho (os dobradinhos seriam os degraus) a escada propriamente dita.
O desenho livre deste papel dobrado forma, em baixo, um convite. Bom, convite eu gosto. Desde criança sempre admirei os convites. Agora não se usa mais…
O resultado, acho que vai ser decente. Esta é a parte estrutural, e não há outra parte: da estrutura sai a arquitetura.
BARDI, Lina Bo. PROJETO BARROQUINHA – AU – nº 11 – São Paulo, 1987 apud Lina Bo Bardi / Marcelo Carvalho Ferraz, org. – 4.ed. – São Paulo: Instituto Bardi: Casa de Vidro: Romano Guerra Editora, 2018, p. 278.