Google

São Paulo, SP
Download Arquivos

ficha técnica

Ano:
2022
Área:
7.000m²
equipe:
Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz, Fabiana Fernandes Paiva e Julio Tarragó
Imagens:
RGB Imagens e Acervo Brasil Arquitetura
Premiações:

Descrição:

A futura sede da Google em São Paulo poderá ser um marco na busca de uma arquitetura que responda às demandas contemporâneas das novas formas de organização do trabalho. Trabalho que incorpore a criatividade e a convivência como conceitos complementares fundamentais. Nesse sentido, os espaços devem ser os atores ativos e promotores desse encontro trabalho/convivência.

No nosso caso um outro fator tem muito a contribuir: a memória. O IPT (1899), uma das mais tradicionais e importantes instituições brasileiras no campo da pesquisa e do conhecimento aplicados, tem sua personalidade fortemente estampada em seus edifícios. Em especial no nosso objeto de projeto – uma arquitetura típica dos anos 1940, que expressa confiabilidade, seriedade e solidez com sua fachada imponente e sóbria, que podemos dizer, até um pouco sisuda para os dias atuais.

No entanto, estas características construtivas do edifício do IPT são um patrimônio simbólico que podem e devem enriquecer, em fértil diálogo com o programa a ser ali instalado, a imagem do futuro centro de pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia para o século XXI, a nova sede da Google em São Paulo.

Não seria apenas o encontro de dois tempos separados por décadas, mas a continuação de uma vocação – a pesquisa – já impregnada nos amplos espaços, paredes e materiais, agora em novas bases e relações de trabalho e convivência, apta a enfrentar novas futuras décadas.
O projeto – surpresa, emoção e descoberta

Diante de um edifício já tradicionalmente conhecido em sua posição de destaque junto ao campus da Universidade de São Paulo, procuramos explorar a curiosidade dos que se aproximam com a associação da nova marca Google ao IPT, ambas fortemente presentes no imaginário de todos.
Suas fachadas externas serão recuperadas e mantidas como originalmente concebidas, documentos arquitetônicos de uma época. Mas, ao adentrarmos por sua escadaria e portada principal desvelaremos um “novo mundo” do ponto de vista espacial, uma grande transformação. Surpresa!

Reforçaremos o saguão de recepção aos visitantes e trabalhadores com aumento de seu pé direito e a ele integraremos todo o atual auditório, criando uma espécie de grande praça para usos livres e múltiplos, flexível e convidativa. Emoção!

Este espaço terá ainda a função de conquista do pátio interno (hoje em dia, fundos) para atividades e usos do dia a dia. O auditório/praça será todo em vidro – com fechamento de cortinas automatizadas quando necessário – criando uma relação mais gentil e sem barreiras visuais com o exterior. Neste núcleo central será feita a grande intervenção transformadora na arquitetura atual. Nele encontraremos o “novo tempo” do tradicional edifício sede do IPT pulsando nos espaços, materiais, instalações e cores, convivendo com um novo jardim para encontros e convivência. Descoberta!