Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro – FOIRN II

São Gabriel da Cachoeira, AM
Download Arquivos

ficha técnica

Ano:
2003
Área:
785m²
equipe:
Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz, Cícero Ferraz Cruz, Bruno Levy e Gabriel Grinspum
Imagens:
Daniel Ducci e Acervo Brasil Arquitetura
Premiações:

Descrição:

Situado também no miolo urbano de São Gabriel da Cachoeira, o edifício-sede da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro – FOIRN foi pensado para agregar cerca de quarenta organizações reunidas em torno da entidade, criada há mais de trinta anos e dedicada à luta pela demarcação de terras indígenas, à promoção de ações de saúde e educação e à valorização da cultura dos povos da região.

O programa do edifício é composto basicamente por escritórios, salão de exposições e salão de reuniões e festas. Além de cuidar da administração da entidade, os escritórios servem de apoio logístico e central radiofônica para a comunicação entre todas as organizações.

O terreno em declive onde foi construída a sede é limitado por um igarapé. Por causa da umidade do lote, definiu-se que nos pavimentos aflorados em relação à rua ficariam as áreas de utilização pública: enquanto no térreo está o salão de exposições, no piso superior fica o de reuniões. Abaixo do nível da via pública ficam os setores administrativos: escritórios no primeiro pavimento inferior, depósito no segundo.

O projeto arquitetônico baseia-se em duas torres laterais de alvenaria pintadas de branco, ladeando um volume de estrutura, pisos e fechamentos de madeira. As torres abrigam espaços servidores (serviços e circulação vertical), e no bloco central ficam os espaços servidos (salões da administração, de exposições e de festas). A contraposição é realçada pela diferença de cobertura: laje nas primeiras e estrutura de madeira inclinada e coberta com sapé no segundo. Os fechamentos de madeira possuem vãos que permitem a constante ventilação cruzada.

No dia 9 de junho de 2014, a edificação foi totalmente consumida por um grande incêndio. Apesar de as causas não terem sido esclarecidas, há suspeitas de que tenha sido um incêndio criminoso.