Museu Rodin Bahia

Salvador, BA

ficha técnica

Ano: 2002

equipe:

Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz, Raul Pereira, Albert Sugai, Bruno Levy, Cícero Ferraz Cruz, Gabriel Grinspum e Rodrigo Izecson

Área: 3.055 m2
Fotos:

nelson kon e leonardo finotti e acervo brasil arquitetura

Descrição:
Numa dessas ideias loucas e ousadas que surgem de vez em quando, Emanoel Araújo e Jacques Villain resolveram criar na Bahia uma filial do Museu Rodin de Paris, mais precisamente na rua da Graça, em Salvador, num palacete eclético francês do início do século passado. O governo do estado da Bahia topou e levou adiante a brilhante ideia. Muitos perguntaram: “Museu Rodin na Bahia? Mas por que na Bahia?”. E a única resposta foi:
“Por que não na Bahia?”.

O Museu Rodin Bahia, conhecido também como Palacete das Artes, foi concebido como primeira filial do Museu Rodin de Paris e está implantado no Palacete Comendador Catharino, construído em 1912 com recursos oriundos do cacau. Os salões do edifício e seu belo jardim se destinariam às obras do mestre francês, enquanto as exposições temporárias ocupariam um novo bloco, projetado e construído para esse fim.
Em meio a um jardim, já formado por antigas mangueiras e outras árvores tropicais, cada edifício deveria expressar sua época, com valores e personalidades próprias, sem se sobrepor, mas também sem um se submeter ao outro. A arquitetura eclética e a contemporânea em uma convivência “respeitosa, calorosa, tensa, desafiadora e amorosa”. Convívio de diferentes que se tocam.

O palacete recebeu intervenções delicadas e pontuais, necessárias para prepará-lo para uma nova vida, mantendo suas características essenciais. Acrescentamos mais um lance à escadaria original, abrindo acesso ao surpreendente espaço do sótão, agora um pequeno auditório, destinado a palestras, seminários e concertos musicais. A necessidade de criar um novo sistema de circulação vertical ágil e eficiente no palacete nos levou a propor sua implantação na parte posterior da edificação, justamente no centro geométrico de todo o conjunto. Um volume de concreto aparente, amalgamado ao edifício histórico e contendo escada e elevador, liga seus três pavimentos principais e anuncia o novo bloco.

Os pontos que nortearam nossa proposta para a inserção desse novo bloco no terreno foram: não interferir significativamente nas centenárias árvores do jardim; não competir com a presença dominante da construção histórica; e, sobretudo, se somar ao que já existia, formando um conjunto articulado e fluido. Uma lâmina de concreto, como passarela e marquise, parte do palacete penetrando e abraçando a nova construção. Esta, por sua vez, se insere numa clareira entre as grandes árvores, na parte posterior do lote. Mantém uma distância respeitosa e, com uma área construída equivalente à do palacete, guarda uma relação de escala e de diálogo, reafirmada em seus alinhamentos verticais e horizontais. Pelo térreo ou pela passarela é possível acessar o novo edifício por vários pontos. Seus espaços são construídos com a associação de grandes planos de concreto aparente, vidro e treliças de madeira. O núcleo desse edifício é seu salão central, com pé-direito duplo e iluminação zenital controlada. A passarela externa ao caixilho e os mezaninos que o circundam oferecem diversos ângulos para a observação do que ali se expõe.

O tratamento dado ao jardim valoriza os caminhos através do uso de um piso modulado de pedra portuguesa por todo o terreno. Ao longo desses caminhos, as obras de Rodin em meio à rica vegetação tropical, a leitura à sombra de uma mangueira, o lanche dos escolares, a simples contemplação, o nada fazer… Inspiração primeira de todo o projeto, esse jardim – com cafeteria, restaurante e loja – é o principal apelo à convivência, hoje obrigatória em um museu que assume também a função de centro de encontros por meio da arte e da cultura. Encontro dos habitantes da Bahia e dos que por ali passarem, cidadãos brasileiros e de todo o planeta.

Prêmios

  • 1º lugar na categoria “intervención en el patrimonio edificado” da bienal de arquitetura de quito, 2006
  • 1º lugar na categoria obra executada – patriônio da 5ª bienal de arquitetura de brasília, 2006
  • 1º lugar na vii bienal internacional de arquitetura de são paulo, 2007
  • 2º lugar no prêmio iberoamericano a la mejor intervención en obras que involucren em patrimonio edificado, na categoria obras com mais de 1.000m², organizado pelo centro internacional para conservación del patrimonio – cicop argentina e pela sociedad central de arquitectos.

Publicações

  • Brasileiros – Rodin, à baiana
  • Arquitetura e Urbanismo – Rodin em Salvador
  • Casa Vogue – Rodin ao dendê
  • Wish report – Rodin à baiana
  • Época – Rodin à baiana
  • Projeto Design – Relaçãoo entre edifícios de séculos diferentes dá mote ao desenho
  • ENCONCRETO – Museu Rodin Bahia
  • escala – museu rodin bahia
  • museus brasileiros – museu rodin
  • Enlace – Museo Rodin Bahía
  • Cuadernos latinoamericanos de arquitectura | 30-60 – Museo Rodin
  • s/nº | sem número – França, Bahia e Rodin
  • Summa+ – Encuentro en el tiempo
  • Sua Casa – Contemporâneo e eclético
  • Tam nas Nuvens – Bahia de todas as artes
  • ARC Design – Arquitetura de convivência
  • Arquitetura e Urbanismo – Arquitetura da convivência
  • Projeto Design – Após encerramento, a hora de avaliar a 7ª Bienal de Arquitetura
  • Construir – À serviço da arte
  • casa claudia – 5 coisas que você precisa saber sobre… museu rodin
  • The Phaidon Atlas of 21st Century World Architecture – 0982 | Salvador, Brazil
  • Projeto Design – Cultura leva milhões de pessoas a visitarem espaços reciclados
  • documentos del colegio de arquitectura de la usfq – acción arquitectónica
  • Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz: Brasil Arquitetura
  • Projeto Design – Após encerramento, a hora de avaliar a 7ª Bienal de Arquitetura
  • archdaily – museu rodin bahia / brasil arquitetura
  • archdaily – bahia rodin museum / brasil arquitetura
  • inhaus – brasil arquitectura: una obra inspirada en su propio país
  • vitruvius – arquitetura como experiência e aproprição

Projetos Relacionados

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