São Leopoldo - Projeto Revita

  • Texto
02_A35.jpgGERAL1.jpgfrente prefeitura.jpgauditório.jpgpraça marquise.jpgherbario igreja.jpgpraça prefeitura.jpg
São Leopoldo - Projeto Revita

Um Novo Centro Histórico Para São Leopoldo


Este projeto pretende requalificar toda a zona central da cidade de São Leopoldo a partir de sua relação com o rio dos Sinos e de sua memória, histórica, simbólica e urbanística. Trabalhamos pautados pela busca de soluções para maior conforto urbano da vida cotidiana na zona central considerando o patrimônio edificado de maior valor, o meio ambiente e a forte história da construção a cidade, motivo para orgulho de toda comunidade leopoldense.


Nossa área de intervenção neste projeto se estende da BR 116 até a praça do Imigrante, envolvendo igreja Matriz e praça Tiradentes, o quarteirão da Prefeitura e do Colégio Jesuíta e a quadra do Centro de Pequenas Compras (CPC). 


Imaginamos que a intervenção nesta área a partir de uma ampla visão de cultura, irá contagiar todo o tecido urbano vizinho numa renovação continuada. 


São pontos de nossa proposta:


- Torre marco de São Leopoldo junto ao viaduto da BR que, além de sinalizar a entrada da cidade, deverá abrigar o “Memorial da Cidade”, que contará a história da ocupação do território, fundação e transformação da São Leopoldo ao longo dos 200 anos de vida. Funcionará ainda como mirante da paisagem urbana e de toda zona ribeirinha. 


- Transferência da rodoviária para o bolsão formado pelo viaduto e rio dos Sinos junto à torre, liberando toda a área hoje ocupada por uma construção improvisada e imprópria para a formação de um parque beira rio. 


- Recuperação e restauro do mercado municipal, hoje parte da atual rodoviária, para convertê-lo num centro gastronômico. Este edifício é um valioso exemplar da arquitetura moderna dos anos 1950. 


- Recuperação paisagística da praça do Imigrante para dar maior visibilidade ao seu projeto original e do Monumento ao Imigrante. 


- Recuperação, restauro e reforma da antiga sede do colégio jesuíta realocando partes do programa de uso e criando melhorias de circulação e serviços incluindo seu belo claustro. Neste sentido, serão reformados o auditório e a capela e será criado um restaurante / cafeteria, integrando o claustro à nova praça do miolo da quadra. 


- Recuperação e restauro da Casa Antiga para abrigar atividades da Unisinos. Este é o edifício mais antigo da quadra. - Recuperação e adequação do atual edifício da Prefeitura para instalar a sede da Secretaria de Cultura e a Casa das Artes; 


- Criação de uma grande praça no interior da quadra conectando à praça Tiradentes e à quadra do atual CPC, que deverá abrigar, além do Colégio Jesuíta e da Casa das Artes, três novos equipamentos (novos edifícios) que complementarão o aspecto fortemente cultural do conjunto; quais sejam:


1° Pavilhão do Herbário, junto à praça Tiradentes, que deverá abrigar a coleção e o centro de pesquisa do IAP e uma área de exposição; 


2° Pavilhão da Arqueologia, junto à praça do CPC, que deverá abrigar o centro de pesquisa, laboratórios e área expositiva do IAP;


3° Pavilhão Missioneiro, que deverá abrigar a coleção de imagens sacras do IAP, criando contexto para as peças através de um pequeno memorial das Missões Jesuítas;


- Paço municipal, a ser edificado na atual quadra do CPC para abrigar o gabinete do prefeito, secretarias municipais, auditório e serviço de apoio à população.


- Tratamento paisagístico de toda a área de aproximadamente 30 mil metros quadrados, instalação de imobiliário urbano, postos de serviços, quiosques de pequeno comércio, etc.


- Remanejamento e revisão do trânsito automotivo e criação de aproximadamente 400 vagas de estacionamento para toda a área.


- Adoção de soluções construtivas em todo o projeto, que minimizem o impacto ambiental visando a economia de recursos e consumo energético, como piso drenante, laje jardim, brises soleil, ventilação e iluminação naturais, etc. 


- Priorização do pedestre em todas as intervenções visando o resgate da cidadania e ampliação do espaço público.


Ficha técnica

Autores
Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz, Anne Dieterich e Victor Gurgel

Colaboradores
Anselmo Turazzi, Cícero Ferraz Cruz, Fabiana Paiva, Gabriel Grinspum, Luciana Dornellas, Pedro Del Guerra; Beatriz Marques, Felipe Zene e Gabriel Mendonça

Área
45000 m2

Local
São Leopoldo, RS

Ver Grande