Museu do Pão – Moinho Colognese

Ilópolis, Rio Grande do Sul, 2005

Publicações

  • Arquine – Arquitectura brasileña: espacio público, identidad y democracia
  • documentos del colegio de arquitectura de la usfq – visión panorãmica de la arquitectura brasileira contemporânea
  • Projeto Design – Ventos do Norte
  • Casabella – Um abrigo da chuva brasileira
  • Nestlé – Produtos e consumidores | Caminho dos Moinhos
  • Revista Univates – Preservando nossas tradições
  • Projeto Design – Prêmio dá destaque aos prismas regulares
  • premiação 2008 – premiação iab/sp-08
  • Revista de História da Biblioteca Nacional – PÃo nosso de cada dia
  • Casa Vogue – No vale dos moinhos
  • Horizonte Geográfico – Na trilha dos moinhos – Projeto de restauração no Vale do Taquari recupera a tradição histórica dos imigrantes
  • Arquitetura e Construção – Museu do PÃo, em Ilópolis, RS
  • Museus Brasileiros – Museu do PÃo
  • architettura contemporanea | brasile – museo del pane
  • Cuadernos latinoamericanos de arquitectura | 30-60 – Museo del pan
  • Arquine – Museo del Pan
  • vertentes | arquitetura e design – intervenções
  • Oris – Interpretacija zgodovine vsakdanjika
  • C3 – Ilópolis Bread Museum
  • Summa+ – Fiesta del Pan
  • Projeto Design – Excelência e diversidade no prêmio IAB/SP
  • Vida simples – É velho, mas tá¡ novo
  • Docol magazine – Do Brasil para o mundo | Revitalizar o construir
  • amc – Brasil Arquitetura
  • Projeto Design – Bienal Ibero-Americana em Medellín
  • AAI em revista – Arquitetura e Turismo
  • arc design – arquitetura como meio de transformação social
  • prêmio rodrigo melo franco de andrade – a palavra dos premiados
  • Arquitetura e Urbanismo – A celebração da madeira
  • Casa Vogue – A arquitetura que sopra moinhos
  • The Phaidon Atlas of 21st Century World Architecture – 1000 | Ilópolis, Brazil
  • Projeto Design – Cultura leva milhões de pessoas a visitarem espaços reciclados
  • documentos del colegio de arquitectura de la usfq – acción arquitectônica
  • Projeto Design – Anexos semelhantes têm materialidade e uso diversos
  • 360° – Arquitetura que Transforma
  • eco regional – o arquiteto marcelo ferraz esteve na região para marcar os 10 anos do caminho dos moinhos e consolidar novos projetos
  • archdaily – museo del pan – antiguo molino de / brasil arquitetura
  • vitruvius – arquitetura como experiência e apropriação
  • vitruvius – imaginar o passado, com saudade do futuro
ficha técnica
Ano: 2005
equipe:

Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz, Anselmo Turazzi, Anne Dieterich, Carol Silva Moreira, Cícero Ferraz Cruz, Fabiana Fernandes Paiva, Gabriel Grinspum, João Grinspum Ferraz, Luciana Dornellas, Pedro Del Guerra, Victor Gurgel e Vinícius Spira

Área: 530m2
Fotos:

Nelson Kon, Leonardo Finotti e Acervo Brasil Arquitetura

Descrição:

Devemos encarar a cultura como algo que vai da tradição à invenção. Temos de preservar o que de melhor criamos e construímos em história, sob pena de nos aprisionarmos num presente desfigurador. E precisamos apostar no novo, porque ele é ingrediente fundamental de afirmação e de transformação de nossas comunidades e do conjunto da sociedade. Essa dialética permanente entre tradição e invenção, somada à nossa abertura crítica para assimilar e recriar linguagens e informações produzidas em outros cantos do planeta, é um traço central da cultura brasileira.

Dentro dessa ótica os imigrantes italianos construíram o moinho de Ilópolis. Foi também dentro dessa mesma ótica que restauramos o Moinho Colognese e criamos o Museu do Pão, conjunto que compreende o museu, a oficina de panificação e o próprio moinho.

No final do século 19 e início do 20, o Brasil recebeu uma grande quantidade de imigrantes vindos dos mais diversos países, como Alemanha, Japão, Itália, Líbano, Ucrânia e Polônia. Tratava-se de uma tentativa do governo brasileiro de branquear um país predominantemente negro, recém-saído de séculos de escravidão, recebendo trabalhadores estrangeiros que fugiam da fome e da pobreza em suas terras de origem.

Da Itália, bastante empobrecida, vieram principalmente habitantes da região do Vêneto, que se fixaram, em sua maioria, em São Paulo e no Sul do país. Como novos colonizadores, esses imigrantes desbravaram as terras que receberam do governo e que ficavam em regiões serranas de difícil acesso, uma vez que as terras mais planas e férteis já estavam nas mãos dos alemães, que haviam chegado antes.

Era, novamente, a conquista da América; o sonho de uma nova vida, uma nova era. E do encontro de italianos e brasileiros nasceu uma cultura miscigenada, com traços originais e singulares.

Um dos testemunhos mais fortes dessa época e dessa epopeia são as construções dos moinhos coloniais que ainda hoje encontramos na região da Serra Gaúcha. Esses artefatos, destinados à fixação das comunidades em torno da produção de farinha, são frutos do conhecimento e da engenhosidade trazida pelo imigrante e do encontro, na região, de novos materiais – basicamente a madeira da araucária, o pinho brasileiro.

Os remanescentes desses moinhos, encontrados aqui e ali na exuberante paisagem da serra, são belos e insubstituíveis documentos da nobre junção da técnica com a estética.

Mas apesar de sua importância histórica, esses moinhos estavam fadados a desaparecer em virtude do abandono e do esquecimento típicos de nossos dias. Em 2003, num grupo de amigos, foi lançada a ideia da criação de uma rota turístico-cultural – o Caminho dos Moinhos – e iniciada uma campanha de coleta de fundos para a recuperação de um primeiro exemplar, o Moinho Colognese, construído no início do século passado em Ilópolis – pequena cidade encravada no alto do Vale do Taquari.

Para não cair num projeto nostálgico, decidimos agregar a esse moinho – que deveria ser restaurado para voltar a funcionar e produzir farinha de milho para polenta – o Museu do Pão e a Oficina de Panificação. Novas necessidades, usos contemporâneos. E assim nasceu o projeto arquitetônico do conjunto.

Com uma linguagem arquitetônica contemporânea e bastante brasileira, dois novos blocos em concreto e vidro dialogam com o velho moinho de madeira. Cem anos os separam no tempo, mas uma ideia forte os une, e é justamente a da celebração da madeira. Tudo ali é araucária: o moinho e seus mecanismos, as novas varandas e os passadiços que lembram as casas dos imigrantes, os painéis corrediços brise-soleil, os capitéis dos pilares a lembrar das fantásticas estruturas internas dos moinhos e até o concreto armado, marcado – como em fotografias – pelas formas de tábuas.

Com o tempo, todos esses elementos se aproximaram em aparência pelo tom acinzentado do envelhecimento da madeira: mimese à distância e verdade dos materiais quando vistos de perto.

Nesse pequeno conjunto, tudo é museu e museografia, incluindo aí a arquitetura, o jardim, os objetos e seus significados. A peça principal desse museu é o próprio moinho; no jardim uma coleção de pedras mó – granito e basalto de várias cores e durezas, destinadas a diferentes tipos de moagem de milho e trigo; no entorno, um pequeno canal de água alimentado por uma nascente embaixo do moinho delimita o terreno do museu; é uma referência e uma homenagem a Carlo Scarpa, grande arquiteto, também do Vêneto, que tantas lições nos deixou no diálogo da arquitetura contemporânea com a antiga.

Acreditamos que nessa obra a arquitetura cumpre seu nobre papel de renovação cultural, protagonizando o reencontro da comunidade local com sua história, agora em novas bases de sonhos e utopia: arquitetura de raízes e antenas.

Prêmios
  • Vencedor Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2008, categoria Preservação de Bens Móveis e Imóveis, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Brasília DF
  • Vencedor prêmio O Melhor da Arquitetura 2008, categoria Edifícios de Uso Misto, revista Arquitetura & Construção, São Paulo
  • Finalista prêmio World Architecture Festival 2008, Barcelona, Espanha
  • Vencedor Prêmio Rino Levi 2008, Instituto de Arquitetos do Brasil, São Paulo
  • Menção honrosa Prêmio Gubbio 2009, seção América Latina e Caribe
  • Finalista VII Bienal Iberoamericana de Arquitectura y Urbanismo – BIAU 2010, Medelim, Colômbia

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