Museu de Igatu

  • Texto
  • Prêmios
  • Publicações
panoramica pb.jpgexterna 2.jpgexterna 1.jpgcafé.jpgPanorama1_final.jpgdetalhe pilar_2.jpgsaguão.jpgigatu 017.jpgtratadas 07.jpgtratada 01.jpg
Museu de Igatu

Das entranhas das pedras reviradas da Vila de Igatu nascerá seu Centro de Referência e Memória a ser construído na entrada do Parque Histórico.


Nele, pretende-se resgatar e guardar a história do lugar: a ascensão e queda da atividade garimpeira de diamantes, o “bamburrar” de muitos aventureiros, a decadência e o abandono do lugar.


Não será um museu, mas um centro vivo no qual serão tematizados os traços e costumes da gente que ali viveu e ainda vive – a cultura local, a transmissão oral da história, a organização da vida cotidiana, o diálogo com a natureza exuberante do entorno, a culinária, os fazeres manuais, cênicos e as criações que apontam para o futuro. E será, acima de tudo, um centro de convivência entre moradores, visitantes e turistas; convivência entre diferentes épocas nas histórias do passado e do futuro, nos objetos, nos cacos de memória, no cascalho; convivência entre pedra e água; entre pedras naturais e pedras construídas – o concreto.

Ficha técnica

Autores
Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz, Luciana Dornellas e Victor Gurgel

Colaboradores
Anne Dieterich, Cícero Ferraz Cruz, Fabiana Fernandes, Felipe Zene, Gabriel Grinspum, Kristine Stiphany, Pedro Del Guerra, Pedro Vannucchi, Rebeca Grinspum e Vinícius Spira

Área
570 m2

Local
Andaraí, BA

Ver Grande
Prêmios

Prêmio ASBEA 2012 - categoria edifícios institucionais (projeto)

Publicações
Arquitetura Brasileira, Viver na Floresta

Arquitetura Brasileira, Viver na Floresta
2010
Museu de Iguatu
Museu de Iguatu
Página 128-131

Projeto Design
2012
Na chapada, as lembranças do garimpo
Centro de Referência e Memória | Igatu
Página 44