Memorial do Vinho

low_am_11_03.jpglow_cam_02_02.jpglow_cam_06_04.jpglow_cam_15_04.jpglow_cam_04_03.jpglow_cam_14_02.jpglow_cam_03_03.jpgexplodida_01_total.jpglow_fundo.jpg
Memorial do Vinho

Com este projeto o Instituto J. Valduga deverá colocar um marco definitivo na história da produção vinícola no Brasil. Será criado um “museu” do vinho - o memorial - conectado a uma adega de produção – o ateliê.


O memorial deverá contar a história da família Valduga e seu pioneirismo na produção do vinho, no contexto da saga da imigração italiana para o Brasil no final do século XIX e início do século XX. 


Originalidade e abrangência do tema serão tratados neste memorial em estreito dialogo e de modo complementar: a história do Vale dos Vinhedos e o vinho na história da humanidade; os atributos desse produto “mágico” que conquista cada vez mais consumidores em todo o mundo e o imaginário que o cerca; a evolução da técnica de produção e a diversidade de marcas, tipos e produtos.


A adega Ateliê será ao mesmo tempo um complemento e um fundamento do “museu” do vinho, construída em seu subsolo escavado em rocha basaltica. Será uma “cave ateliê” por se tratar de um equipamento ligado à criação e à pesquisa na produção de vinho e espumante de alta qualidade. Um espaço aberto à visitação, ponto culminante da “viagem” ao mundo do vinho. 


O edifício que abrigará o “Memorial e Atelier Valduga” será totalmente novo e, em diálogo com as demais construções da propriedade, representará a terceira geração, um terceiro tempo em termos de tecnologia e imagem no cenário de produção de vinho. Por isso mesmo, deverá simbolizar sua época, o século XXI, em todos os seus aspectos arquitetonicos, técnicos e estéticos.


Pedra basáltica extraída do próprio terreno, concreto pigmentado em vermelho e vidro serão os materiais básicos do edifício além da madeira de reuso de antigos tonéis utilizada nos forros acústicos e elementos internos de mobiliário e expografia. 


Será edifício racional e poético. Versátil e flexível para se adaptar aos novos tempos, novas tecnologias expositivas e novos usos que certamente virão pela frente, nas próximas décadas.Toda sua concepção espacial está pautada e inspirada nas premissas e conteúdos básicos apresentados nos documentos elaborados pelo estúdio Resgatar atendendo aos anseios e intenções dos dirigentes do Instituto J. Valduga.


Além de “museu’ do vinho, o edifício contará com espaços para encontros e exposições temporárias de vários tipos - arte história, ciências, etc - que colocarão, de forma dinâmica, o vale dos vinhedos em circuitos novos e mais abrangentes da cultura no panorama nacional e internacional.

Ficha técnica

Autores
Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Victor Gurgel

Colaboradores
Anne Dieterich, Anselmo Turazzi, Cícero Ferraz Cruz, Fabiana Fernandes Paiva, Frederico Meyer, Gabriel Grinspum, Luciana Dornellas, Pedro Del Guerra; Beatriz Marques, Felipe Zene, Gabriel Mendonça e Natalia Vidigal Coachman

Área
6080 m2

Local
Bento Gonçalves, RS

Ver Grande
Publicações

Decor
2012
Sabor da tradição
Memorial e Ateliê Valduga
Página 66-70

Projeto Design
2011
Memorial contará trajetória de família no mundo do vinho
Memorial e Ateliê Valduga
Página 42-45