Grisbi Industrias Têxteis

Grisbi Color 06.jpgGrisbi Color 04.JPGGrisbi Color 05.jpgGrisbi Color 01.jpgGRISBI_I_croquiventilacaoinsolacao.jpgGrisbi pb 9.jpg
Grisbi Industrias Têxteis

Os edifícios que deveriam abrigar a fiação e tecelagem, localizados no pólo industrial de Camaçari, não constituem uma “opera aperta”, intencionalmente incompleta e concebida de maneira a que cada observador ou fruidor participe de sua criação. Ou uma “opera incompiuta”, resultado de um processo de concepção abandonado antes do termo. Trata-se de um projeto completo, cuja construção foi interrompida pela venda do patrimônio e pelo desinteresse do novo proprietário, que abandonou o canteiro em seguida, condenando-o ao estado permanente de ruína precoce.


[...]


No projeto para as indústrias Grisbi, além do respeito ao programa de necessidades funcionais e de desempenho tecnológico, ponto de partida para o desenho de qualquer edifício destinado a abrigar atividades industriais, os arquitetos priorizaram a adequação do conjunto ao seu meio físico-geográfico e cultural. A conseqüência foi um projeto de forte expressão arquitetônica e a previsão de economia substancial, resultado da soma da economia na construção, devida ao emprego de mão de obra e materiais da região; da economia de consumo de energia, graças ao apelo a soluções de projeto que aumentam o conforto térmico; da economia no processo de produção devida ao estudo e racionalização das plantas e do zoneamento das edificações no lote industrial.


[...]


SANTOS, Cecilia Rodrigues dos – Grisbi Indústrias Têxteis.

In: CALDEIRA, Vasco; FANUCCI, Francisco; FERRAZ, Marcelo; SANTOS, Cecilia Rodrigues dos – Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz: Brasil Arquitetura. São Paulo: Cosac Naify, 2005. 


Ficha técnica

Autores
Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki

Área
25781 m2

Local
Camaçari, BA

Ver Grande
Prêmios

Premiado na 2ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

Publicações
Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz: Brasil Arquitetura

Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz: Brasil Arquitetura
são paulo, sp, 2005
cosac naify
link

Caderno de Boas Práticas
2009
Grisbi Industrias Têxteis Camaçari, Bahia, 1980
Grisbi Industrias Têxteis
Página 17-18

AU
1994
Opera Interrotta
Grisbi Industrias Têxteis
Página 38-45