CEU Alvarenga

  • Texto
BR_CEU_07-C5.jpgBR_CEU_06-C4.jpgBR_CEU_07-C2.jpgBR_CEU_07-C6.jpgBR_CEU_07-C1.jpgBR_CEU_06-C3.jpgcroqui (2).jpgcroqui (1).jpg
CEU Alvarenga

O Centro Educacional Unificado Alvarenga será construído no bairro do Alvarenga, na cidade de São Bernardo do Campo. O terreno destinado a este CEU possui uma área total de 32.827,00 m2 e faz divisa com a Estrada do Alvarenga ao oeste, a Rua Francisco Batista de Oliveira ao sul, a Rua Cristiano Carneiro Travi Filho ao norte e o Reservatório Billings ao leste. O terreno possui uma declividade mediana e um desnível de cerca de 27 metros.


Boa parte de sua porção inferior está compreendida pela Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Bacia Hidrográfica do Reservatório Billings (APRM-B), e será usada pelo CEU apenas como espaço de visitação eventual destinado ao lazer e a atividades relacionadas à educação ambiental. O CEU propriamente dito localiza-se nas cotas mais altas e organiza o programa educacional ao redor de um amplo pátio interno. Os volumes construídos concentram-se nas áreas periféricas do terreno e aproximam-se das vias limítrofes, de modo a proporcionar acessos independentes aos diversos equipamentos do centro educacional.


Na região mais alta e limítrofe à Estrada do Alvarenga encontra-se um volume frontal que abriga os espaços administrativos do CEU, além de uma biblioteca e um telecentro abertos à comunidade do entorno. Embaixo deste volume o centro educacional oferece uma área coberta em pilotis que abrigará diversos tipos de usos, além de servir de acesso a um ginásio aberto ao uso comunitário.


Uma Creche com 44 salas de aula e capacidade de atendimento de 888 alunos localiza-se numa cota mais baixa em relação ao volume frontal supramencionado, e tem acesso pela porção sul do terreno, pela Rua Francisco Batista de Oliveira. A Escola Infantil, por sua vez, encontra-se um pavimento abaixo da Creche e conta 28 salas de aula destinadas a atender 700 alunos. Seu acesso pode ser feito pela área de pilotis e por uma entrada ao norte do terreno, na Rua Cristiano Carneiro Travi Filho. A mesma rua oferece acesso a um teatro com utilização independente das escolas. A Escola Fundamental distribui-se em dois andares inferiores à Escola Infantil, e concentra sua entrada e 20 salas de aula (para 1000 alunos) no volume edificado ao norte do terreno. A Educação de Jovens e Adultos terá cerca de 100 alunos e funcionará nas salas de aula da Escola Fundamental, no período noturno. Finalmente, o CEU também oferecerá Ensino Profissionalizante nas áreas de Turismo, Hospitalidade e Lazer, para cerca de 500 alunos, em salas de aulas situadas no pavimento mais inferior do projeto, com acesso também pelo lado norte, na Rua Cristiano Carneiro Travi Filho. Resta destacar a definição de um acesso de serviço pelo lado sul no fim da Rua Francisco Batista de Oliveira. Este acesso será utilizado para carga e descarga de alimentos e lixo, entrada e saída de boa parte dos funcionários, e também conterá os abrigos de luz e gás, além de uma estação de tratamento de efluentes.






Modelo Eletrônico

André Sauaia | WAX

Ficha técnica

Autores
Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz, Luciana Dornellas e Vinicius Spira

Colaboradores
Anne Dieterich, Cícero Ferraz Cruz, Laura Ferraz, Vinícius Spira e William Campos

Projeto
2015

Área
29.003 m2

Local
São Bernardo do Campo, SP, Brasil