Centro Cultural e Comercial Bixiga

SHOPPINGBIXIGA_I_EXTERNA1.jpg01_AQ000EP_P101p.jpgSHOPPINGBIXIGA_I_INTERNA3.jpGSHOPPINGBIXIGA_I_EXTERNA3.jpgSHOPPINGBIXIGA_I_MAQUETE.jpg
Centro Cultural e Comercial Bixiga

O Centro Cultural e Comercial do Bixiga ocupa os terrenos vazios e o miolo do quarteirão das ruas Jaceguai, Abolição, Santo Amaro e Beco do Bixiga, na região central da cidade. Interliga e tem acesso pelas ruas lindeiras, com caminhos livres que se apresentam como extensões das calçadas.


Em seu núcleo abriga um teatro com características de um teatro grego ou de estádio. Dispõe de mecanismo que permite a abertura de seu teto, num circulo central dividido em oito gomos. Através de uma grande abertura lateral propõe diálogo e ao mesmo tempo continuidade de espaço cênico com o vizinho Teatro Oficina, importante obra arquitetônica e palco revolucionário do moderno teatro brasileiro.


As circulações do centro comercial são como varandas de desenho livre em vários pavimentos, abertas para um grande hall vazio. Dali se pode entrever a cidade, através de um jardim vertical semi transparente de bromélias, orquídeas e trepadeiras. Esse espaço tem cobertura de vidro retrátil acionada somente em caso de chuva ou frio.


O conjunto apresenta-se como um importante equipamento urbano de requalificação de toda a região, tomando como fundamento ideológico a característica maior dessa mesma região: o convívio da diversidade social, racial, de gerações e culturas. Assim é e deve continuar a ser o Bixiga.


Ficha técnica

Autores
Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki

Colaboradores
Acácia Furuya, Anderson Freitas, Anne Dieterich, Bruno Levy, Carol Silva Moreira, Cícero Ferraz Cruz, Fabiana Fernandes Paiva, Gabriel Grinspum, Luciana Dornellas, Pedro Del Guerra e Vinícius Spira

Área
57336 m2

Local
São Paulo, SP

Ver Grande