CDL Porto Alegre

LOW_cdl_3d_cam09_r06.jpgLOW_cdl_3d_cam01_r06.jpgLOW_cdl_3d_cam12_r06.jpgLOW_cdl_3d_noct1_r06.jpgLOW_cdl_3d_cam05_r06.jpgcdl_3d_hall_r09_low.jpgLOW_cam_08_bar_r05_vegetação.jpgLOW_cam_04_auditorio_05_veget.jpgLOW_cam_06_praça_vegetação_r03.jpg
CDL Porto Alegre

A Nova Sede da CDL será implantada em um grande e novo edifício de estrutura de concreto branco, estabelecendo, através de sua linguagem contemporânea, diálogo com o edifício existente, que ocupa a porção oeste do terreno e é listado pelo patrimônio histórico. 


O novo edifício será racional e de estrutura sofisticada, formando espaços flexíveis. Todo o edifício é apoiado em paredes-placas periféricas e um bloco único de serviços na fachada leste, criando pavimentos tipo com planta livre e sem pilares, condição ótima para salas de escritórios nas mais diversas composições de layout.


O bloco de serviços oferece sanitários a cada pavimento e circulação vertical, além de conter todos os dutos de infra-estrutura do edifício. Na cobertura, um restaurante/mirante usufrui da bela vista do Guaíba.


Três pavimentos em subsolo são acessados por rampas para automóveis a leste do edifício e abrigam 240 vagas de estacionamento e áreas técnicas.


O prédio existente será restaurado e receberá através da intervenção um espaço de exposições, além de salas de aula e administração para o setor de ensino da CDL. O antigo e o novo travam contato no térreo, formando o espaço mais nobre do conjunto.


Uma grande laje jardim, de pé direito duplo, que se apóia na fachada oeste do edifício novo e em um bloco de serviços de concreto – também novo e contíguo ao edifício existente – abriga sob o vão de 21 metros um grandioso espaço de convivência. Para ele, se abrem através de painéis corrediços o auditório do novo edifício e o bar/café criado no existente. Será o espaço de convivência e uso público da futura sede da CDL.


Ficha técnica

Autores
Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Victor Gurgel

Colaboradores
Anne Dieterich, Anselmo Turazzi, Cícero Ferraz Cruz, Fabiana Fernandes Paiva, Frederico Meyer, Gabriel Grinspum, Luciana Dornellas, Pedro Del Guerra; Beatriz Marques, Felipe Zene, Gabriel Mendonça, Natalia Vidigal Coachman, William Campos; Ponte Arquitetura: Nicolas Carvalho, Oliver De Luccia e Rafael Murolo 

Área
17000 m2

Local
Porto Alegre, RS

Ver Grande
Publicações
360°

360°
Caxias do Sul, RS, 2015
Arquitetura que Transforma
Brasil Arquitetura
Página 24 - 29
link