Casa Morumbi

6- fachada principal rua.jpg8- fachada principal detalhe.jpg3- brises.jpg7- varanda.jpg12- fachada posterior (b).jpg17- fachada principal do jardim anoitecendo.j15- interna 3 (b) corte.jpg9- interna 1.jpg1 - escada tratada.jpg5- detalhe muro azul.jpg
Casa Morumbi

Num lote urbano paulistano, na ponta de um quarteirão e voltado para sudeste, este projeto de residência evidencia o amadurecimento de liberdades há tempos exercitadas pelos autores no que se refere à quebra de pressupostos racionalistas na organização da planta, da distribuição, da implantação.


[...]


Desta vez a organização geral é desde logo mais compacta, com a tradicional superposição do pavimento dos dormitórios sobre o térreo dos estares, cozinhas e afins. Porém é preciso que os quartos de dormir virem-se mais para leste buscando o sol da manhã o que é feito arrastando consigo partes importantes da área social situada no piso inferior. 


Com isso arranca-se o escritório de um confinamento a que parecia predestinado e revitaliza-se o canto morto do terreno, fazendo-o participar do jogo das transparências e da interpenetração entre os interiores e os exteriores. Com o movimento de rotação rompe-se o caixote previsível de maneira, se não esperada, nem por isso menos lógica, conquistando-se a luz do dia para esta zona da casa antes fadada ao enclausuramento. 


CALDEIRA, Vasco – Casa Morumbi.


In: CALDEIRA, Vasco; FANUCCI, Francisco; FERRAZ, Marcelo; SANTOS, Cecilia Rodrigues dos – Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz: Brasil Arquitetura. São Paulo: Cosac Naify, 2005.


Ficha técnica

Autores
Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz

Colaboradores
Anderson Freitas, Carmem Ávilla e Pedro Barros

Área
420 m2

Local
São Paulo, SP

Fotos
Nelson Kon

Publicações
Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz: Brasil Arquitetura

Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz: Brasil Arquitetura
são paulo, sp, 2005
cosac naify
link

Projeto Design
2003
Orgânico e racional constratam em planos horizontais e verticais
Casa Morumbi
Página 53-57

Dcasa
2008
Traço brasileiro
Casa Morumbi
Página 96-103