Casa Morumbi

São Paulo, SP

ficha técnica

Ano:
1999
equipe:
Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz, Anderson Freitas, Carmem Ávilla e Pedro Barros
Área:
420m²
Premiações:
-
Download
Imagens
Nelson Kon
Descrição:
Num lote urbano paulistano, na ponta de um quarteirão e voltado para sudeste, este projeto de residência evidencia o amadurecimento de liberdades há tempos exercitadas pelos autores no que se refere à quebra de pressupostos racionalistas na organização da planta, da distribuição, da implantação. Aqui, mais do que em projetos como a Casa do Muro Azul e a Casa Cotia, consuma-se a superação da malha ortogonal sugerida pela lógica construtiva convencional – eixos estruturais, encontros entre paredes, esquadrias etc. –, de um modo que vai além da mera articulação livre de setores de planta internamente estruturados de forma mais rígida. Os ditames da conveniência concreta e não abstrata, relacionados à vivência do ambiente e não à sua construtibilidade, passam a interferir sensivelmente na conformação, no desenho dos espaços. A fluidez é cada vez mais permanente e menos sincopada. As operações que conduzem a essas transformações do princípio básico racional e funcionalista não são fruto de virtuosismo, capricho, formalismo. São operações guiadas pela busca da adequação, da flexibilidade, do ajuste entre disposições à primeira vista contraditórias.

Desta vez a organização geral é desde logo mais compacta, com a tradicional superposição do pavimento dos dormitórios sobre o térreo dos estares, cozinhas e afins. Porém, é preciso que os quartos de dormir virem-se mais para leste em busca do sol da manhã, o que fazem arrastando consigo partes importantes da área social situada no piso inferior.

Com isso, arranca-se o escritório de um confinamento a que ele parecia predestinado e revitaliza-se o canto morto do terreno, fazendo-o participar do jogo das transparências e da interpenetração de interiores e exteriores. Com o movimento de rotação se rompe o caixote previsível, de maneira, se não esperada, nem por isso menos lógica, conquistando-se a luz do dia para essa zona da casa antes fadada ao enclausuramento.

CALDEIRA, Vasco. Casa Morumbi. In: FANUCCI, Francisco; FERRAZ, Marcelo Carvalho. Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz: Brasil Arquitetura. São Paulo, Cosac Naify, 2005, p. 154.