Casa Cotia

Won 05 dim.jpgWon 6 de 6.jpgWon 5 de 6.jpgWon 04 dim.jpgWon 03 t.jpgWon 3 de 6.jpgWon 2 de 6.jpgWon 02 t.jpgWon 01 t.jpgWon super foto.jpg
Casa Cotia

Este projeto, realizado para um amplo terreno que em muito lembra a situação encontrada anos antes na Casa do Tamboré, retoma o tema da descompactação do programa, segundo princípios compositivos distintos dos empregados naquele projeto e de acordo como um repertório formal renovado. São três os blocos, dispostos e orientados segundo conveniências do zoneamento e da topografia : dois deles, interligados por uma passarela suspensa e envidraçada, reúnem as atividades essenciais da moradia – áreas de estar e refeições num, dormitórios e sanitários no outro - enquanto um terceiro, situado junto à entrada, acomoda as dependências de serviço.


Um muro de pedra e concreto de aspecto ciclópico delimita os contornos de um patamar topográfico superior, próximo do acesso, ao mesmo tempo em que introduz um elemento plástico de referência fundamental e organiza a disposição dos dois primeiros blocos. A presença do extenso muro de traçado irregular, parece ser o pretexto para quebrar a rigidez ortogonal da planta pela introdução de relações virtuais oblíquas entre os corpos edificados, como se fossem hiatos da lógica racional, espaços para decisões com certa dose de arbitrariedade. Seu papel como indutor de liberdades fica ainda mais realçado quando sua imagem vigorosa e telúrica repercute sobre o pavilhão vizinho dos ambientes sociais, na forma de elementos pontuais para apoio de uma escada e como chaminé da lareira.


[...]


CALDEIRA, Vasco – Casa Cotia.

In: CALDEIRA, Vasco; FANUCCI, Francisco; FERRAZ, Marcelo; SANTOS, Cecilia Rodrigues dos – Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz: Brasil Arquitetura. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

Ficha técnica

Autores
Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz

Colaboradores
Anderson Freitas e Pedro Barros

Área
400 m2

Local
Cotia, SP

Fotos
Nelson Kon

Publicações
Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz: Brasil Arquitetura

Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz: Brasil Arquitetura
são paulo, sp, 2005
cosac naify
link

Projeto Design

Projeto Design
2004
Assimétrico, conjunto organiza-se por meio de muros de concreto ciclópico
Casa Cotia
Página 52-57